terça-feira, 8 de setembro de 2009

CONTRIBUIÇÃO DA SALA INFORMATIZADA NA ESCOLA



Vivemos na era da globalização que se apresenta como um dos processos de aprofundamento da integração econômica, política e social ocasionando o barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo, fazemos parte do que chamamos de “aldeia global”. É dentro deste contexto que se torna necessário a utilização do computador na sala de aula uma vez que temos que preparar nossos alunos para os desafios da Contemporâneidade instrumentalizando-os para o mercado de trabalho. Além disso o computador é um recurso didático muito importante para diversificar a aula e deve ser usado de maneira integrada e inteligente para que ocorra uma efetiva aprendizagem.

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.

Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância.

Para introduzir a Informática na escola, não basta ter um laboratório equipado, professores treinados e um projeto pedagógico. A experiência mostra que sem a figura do coordenador de Informática o processo “emperra”. Mas quem é esta pessoa? E por que ela é tão importante?

Peça principal do processo, ele não deve ter apenas uma formação técnica. Muitas escolas contratam técnicos pelo seu baixo custo. Esse profissional deve ter uma boa conduta, sabendo lidar com crianças e adolescentes. Não necessita ser um pedagogo, mas que tenha um envolvimento com o processo pedagógico. Deve ser capaz de fazer uma ponte entre o potencial da ferramenta (software educativos) com os conceitos a serem desenvolvidos.

O coordenador de Informática dever estar atento e envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas, para poder sugerir atividades pedagógicas, envolvendo a Informática. Entretanto, sem apoio da coordenação ou da direção, não terá força para executar os projetos sugeridos.

Em nossa escola, E.E.F. Professor Rodolfo Fink, a maior transformação que teve foi a vinda da internet. A maioria das crianças não possuem computador em casa, muito menos conheciam a internet, aqui eles tem a chance de conhecer o mundo pela tela do PC.

A Informática educacional, como podemos notar, deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional. Aqui basta olhar nos olhos das crianças para perceber o quanto esta sala informatizada é importante para eles.


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